sexta-feira, 1 de julho de 2011

Religiso x Evangelho x Hipocresia


A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas.
François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.
O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.
Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os actores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.

Hipocrisia e religião

Já que a prática da religião não se dá fora do contexto humano, ela tem exemplos de hipocrisia e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela. O escândalo dos chefes da Igreja Renascer, detidos e a cumprir pena nos E.U.A., é um exemplo.
Durante o reino do governo teocrático Talibã havia numerosas denúncias relacionadas a comportamentos hipócritas realizados pelos regentes do Talibã ao mesmo tempo que puniam outros pelo mesmo comportamento.
O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:
" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Após tal elucidações me permita partilhar alguns assuntos:

Exemplo 1
Recebi a visita em meu escritório de um amigo que viu em minha mesa um filme pirata, ele me mandou jogar tal fime filme fora por que era pirataria. Após jogar meu filme fora, pedi para ele jogar o lap top dele fora, pois fora comprado por meio de contrabando e os programas que continham dentro eram piratas! Isto ja aconteceu comigo três veses, uma com filme, outra com CD e uma com uma blusa que ganhei. Voce não pode ouvir este CD que é pirata, ou usar esta blusa que é pirata! Mas se baixa video, musica da internet, assist filme, baixa livro, faz xerox de livro apostila, usa pregações de outros  sem devida autorização ou sem dar o crédito o mentor intelectual da mesma!! não é pirataria? Não, não é... É hipocresia.

Exmeplo 2.

Em determinado momento um grupo de "Evangelicos" se levantaram  para ir em casas e pegar bonecas, brinquedos e quadros, tudo que fosse de um grande estudio de entretenimento americanoey, (na minha casa jamais permiti ou permitiria) pois era do Diabo, porém  se este grupo assisti filmes deste studio, tem sonhos de irem ao famoso parque de diversões ou  munda da fantasia, se fantasia detes personagens, isto de fato ocorreu quando eu morava no Rio de Janeiro, mas não e um evento isolado, aconteceu em muitas igrejas.

Muitas vezes ouvimos pregadores falando coisas fantasticas, as quais nunca viveram e nunca expeirmentaram, isot é hipocresia, Quando Jesus fala comos fariseus, condena neles a hipocresia de não viverem o que cobravam dos outros!

Exemplo 3. Fui almoca na casa de um presbitero certa vez, este prebistero falava com nos jovens que não deviamos beber, e no meio do almço, seu filho peergunta, pai, vai abrir aquele cervejinha hoje não?

Hinduismo, Budismo e muitas outras formas ou filosofias na verdade não são religiões e sim seitas, com a finalidade religiosa de ligar o homem a Deus, toda busca de ligar o homem ao divino é entao religião.A verdadeira religião foi instiuida antes do nome, assim como o Leão, o burrinho e cabritinha foram criadas antes de receberem estes nomes. Deus Criou a religião para  reconectar o homem com Ele.

O Rev. Hernandes afirma que não podemos separar o ministro de seu ministério, não pode haver hipocresia!

Jesus e a religião de seu tempo.
 
Como também em Mateus 23.23, ocasião em que Jesus censurou os escribas e fariseus, dizendo: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas. Se somos crentes devemos seguir a biblia como um todo!
Assim afirmou Jesus, porque era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4.4), e viveu na legitimidade da lei. Reconhecendo-a, disse dessa forma pela responsabilidade  de cumpri-la mesmo no decorrer do seu ministério, pois, qualquer que a violasse, seria apedrejado até a morte. E nesse caso, Ele não iria cumprir a sua missão aqui na terra para libertar o homem que estava morto na maldição do pecado.
Como também, ao censurar os escribas e fariseus (Mateus 23.23) referente ao dízimo, ocasião em que disse: Deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas, a razão era justamente porque estava em plena validade da lei.
Observe também, que Jesus curou o leproso (Mateus 8.1-4) e o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou no capítulo 14 de Levítico. Isto era um principio religioso da época, seguido por Jesus!
Verdadeiramente Jesus cumpriu a lei e todos os atos religiosos de seu tempo, foi circuncidado aos oito dias, foi apresentado na sinagoga (Lucas 2. 21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos  (Lucas 3.23, Números 4.43, 47), e praticou outras formalidades cerimoniais de sua religião, se deu ao batismo, falou sobre  a comida que deve ficar para os pobres, Não existe nenhuma passagem em que Cristo condene a religiosiade, mas Cristo sempre condenou a hipocresia, ou o fingimento a arte de ser artista, falar de algo que não se vive! Fora de hipócritas, viboras, Cristo chama estes expoentes Santos ao povo e impuros pode dentro de sepulcro caiado, bonito por fora, mais que ao ser aberto exala a podridão da alma!

Esu estou religado a Deus por meio de Cristo Jesus e se sigo seus caminho para me manter ligado, eu sou religioso!

Pela coroa real do salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário