Corinto, uma igreja Fervorosa, mais não Espiritual.
Introdução
Vamos ver os problemas da Igreja de corinto e suas soluções”, baseadas na Primeira Epístola aos Coríntios. Nesta primeira lição, iremos abordar o contraste da igreja de Corinto: fervor espiritual e carnalidade.
I - Os principais problemas da igreja de Corinto.
A igreja de corinto tinha problemas que não são estranhos para nós, muitas vezes observamos tais fatos em nossa volta. O apostolo Paulo, já naquela época viu a igreja passar por problemas aos quais estavam prejudicando a igreja de corinto, foi por esse motivo que o Apostolo descediu escrever essa Epístola, para tratar e ensinas os irmãos como sair desses problemas.
Vejamos os problemas lá encontrados:
a) Divisão na igreja.
A Divisão na igreja de corinto era visível, observamos isso porque é uma das primeira coisas que o apostolo Paulo começa a relatar em sua carta. Vejamos o trecho que deixa claro essa divisão.1Co 1.10-17.
10 | Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. |
11 | Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. |
12 | Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. |
13 | Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? |
14 | Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, |
15 | Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. |
16 | E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro. |
17 | Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. |
O que observamos é a preocupação de Paulo em mostrar que o mais importante é o reconhecimento de que Jesus sim é merecedor de toda honra e toda glória e que homem nenhum tem condições de ocupar este lugar.
b) Carnalidade e imaturidade espiritual.
A igreja de corinto tinha duas características marcantes, a carnalidade e a imaturidade espiritual. É por esse motivo que o apostolo Paulo trata a igreja como meninos na fé e ainda mais como carnais. Veja em 1Co 3. 1-3.
1 | E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. |
2 | Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, |
3 | Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? |
c) Imoralidade sexual.
Haviam pratica sexuais praticadas dentro da igreja piores do que as praticadas pelos que não estavam dentro dela. Incestos e furnicações estavam ocorrendo dentro da igreja em corinto, veja 1Co 5.1:
1 | GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. |
d) Associação com crentes imorais.
O apóstolo advertiu aos coríntios para que eles não se associassem com aqueles que se diziam irmãos, mas estavam comprometidos com o pecado de avareza, idolatria, roubo, etc. Veja em 1Co 5.11:
11 | Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. |
e) Litígio entre irmãos.
Uma das coisas absurdas que ocorriam dentro da igreja eram as disputas de interesses sociais entre os irmãos, onde muitas vezes um levava o outro a jure para resolver causas que poderiam se resolver com consenso entre as partes. Veja 1Co 6.5:
1 | OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? |
5 | Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? |
6 | Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. |
f) Dissenções na Santa Ceia.
Até mesmo na celebração da Santa Ceia, havia dissensões entre os irmãos. Uns comiam demais; outros ficavam com fome; e outros, até se embriagavam. Veja em 1Co 11.20-22:
20 | De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. |
21 | Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. |
22 | Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. |
g) Desordem nos cultos.
Em Corinto havia desordem até mesmo durante o culto. Havia muitas profecias e línguas estranhas, sendo que, de maneira desordenada, causando confusão e nenhuma edificação. Por isso, o apóstolo escreve com o propósito de instrui-los acerca da administração dos dons espirituais. Veja em 1Co 14.27,28,31 e 40.
27 | E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. |
28 | Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. |
31 | Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. |
40 | Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. |
II - Quais as soluções apresentadas pelo apostolo Paulo para a igreja de corinto?
Não bastava criticar, assim pensou o apostolo Paulo quando escreveu esta carta, tinha que se buscar a solução para o problema que a igreja estava enfrentando, esse foi o objetivo central dessa carta de Paulo aos corintios.
a) Buscar a unidade Cristã.
Veja 1Co 1.10:
10 | Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer |
b) Exercitar a disciplina na igreja.
Veja 1Co 5.4-5:
4 | Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, |
5 | Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. |
c) Não se associar aqueles que se diziam cristãos mais que eram idólatras.
Veja 1Co 5.11:
11 | Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. |
d) Buscar resolver os problemas entre os irmãos na própria igreja.
Veja 1Co 6.5:
5 | Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? |
e) Ensinou a correta celebração da ceia.
Veja 1Co 11.23-34:
23 | Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; |
24 | E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. |
25 | Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. |
26 | Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. |
27 | Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. |
28 | Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. |
29 | Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. |
30 | Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. |
31 | Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. |
32 | Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. |
33 | Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. |
34 | Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. |
f) Ensinou como usar os dons espirituais.
Veja 1Co 14:
1 | SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. |
2 | Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. |
3 | Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. |
4 | O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. |
5 | E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. |
6 | E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? |
7 | Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? |
8 | Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? |
9 | Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. |
10 | Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. |
11 | Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. |
12 | Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. |
13 | Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. |
14 | Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. |
15 | Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. |
16 | De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? |
17 | Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. |
18 | Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. |
19 | Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. |
20 | Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. |
21 | Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. |
22 | De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. |
23 | Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? |
24 | Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. |
25 | Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. |
26 | Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. |
27 | E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. |
28 | Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. |
29 | E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. |
30 | Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. |
31 | Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. |
32 | E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. |
33 | Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. |
34 | As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. |
35 | E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. |
36 | Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? |
37 | Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. |
38 | Mas, se alguém ignora isto, que ignore. |
39 | Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. |
40 | Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. |
III - De que forma a igreja de corinto poderia ser fervorosa e carnal ao mesmo tempo?
A cidade de corinto tinha muitas culturas diferenciadas, o que aconteceu aquele povo foi uma mistura dessas diversas culturas com as práticas cristãs, havendo assim uma total deturpação da palavra de Deus, é como dizemos hoje em dia: "o mundo entrou na igreja". . .
French L. Arrington e Roger Stronstad. CPAD. I & II CORÍNTIOS. Stanley Horton. CPAD.
Era importante que a igreja entrasse em Corinto; mas não que Corinto entrasse na igreja. Assim como é muito belo ver o navio entrando de mar à dentro; mas um desastre quando o mar está entrando dentro do navio.
Que esta lição sirva de alerta para todos nós, sobre o perigo de ser, ao mesmo tempo, fervoroso e carnal.
Conclusão:
O mais importante em toda essa história é que ela serve como referencia para os dias de hoje em que as pessoas muitas vezes ensiste em trazer o mundo para a igreja. Que venhamos aprender que para a igreja ser realmente espiritual ela tem que está ligada verdadeiramente ao compromisso de servir a Deus com interesa de coração, e não tentando arrumar remendos para aquilo que não precisa. O evagelho é completo não precisa de complementos, a obra está completa, basta servi a Deus e seguir os preceitos com sinceridade para alcançar a salvação. Outra lição que tiramos daqui é que não podemos abandonar as pessoas quando elas mais precisam de ajuda, para Paulo ele poderia ter deixado que este povo todo se perdece, mais essa não era a vontade de Deus, o que eles precisavam era de ensinamentos e isso foi dado a eles. Não será que está faltando ensinar mais para que nossos filhos e amigos sirvam ao Senhor verdadeiramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário