segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fervor x Carne

Corinto, uma igreja Fervorosa, mais não Espiritual.


 
Introdução

Vamos ver os problemas da Igreja de corinto e suas soluções”, baseadas na Primeira Epístola aos Coríntios. Nesta primeira lição, iremos abordar o contraste da igreja de Corinto: fervor espiritual e carnalidade.

I - Os principais problemas da igreja de Corinto.

A igreja de corinto tinha problemas que não são estranhos para nós, muitas vezes observamos tais fatos em nossa volta. O apostolo Paulo, já naquela época viu a igreja passar por problemas aos quais estavam prejudicando a igreja de corinto, foi por esse motivo que o Apostolo descediu escrever essa Epístola, para tratar e ensinas os irmãos como sair desses problemas.
Vejamos os problemas lá encontrados:
a) Divisão na igreja.
A Divisão na igreja de corinto era visível, observamos isso porque é uma das primeira coisas que o apostolo Paulo começa a relatar em sua carta. Vejamos o trecho que deixa claro essa divisão.1Co 1.10-17.

10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
13 Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14 Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,
15 Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
16 E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
17 Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

O que observamos é a preocupação de Paulo em mostrar que o mais importante é o reconhecimento de que Jesus sim é merecedor de toda honra e toda glória e que homem nenhum tem condições de ocupar este lugar.

b) Carnalidade e imaturidade espiritual.
A igreja de corinto tinha duas características marcantes, a carnalidade e a imaturidade espiritual. É por esse motivo que o apostolo Paulo trata a igreja como meninos na fé e ainda mais como carnais. Veja em 1Co  3. 1-3.
1 E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?


c) Imoralidade sexual.
Haviam pratica sexuais praticadas dentro da igreja piores do que as praticadas pelos que não estavam dentro dela. Incestos e furnicações estavam ocorrendo dentro da igreja em corinto, veja 1Co 5.1:
1 GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.


d) Associação com crentes imorais.
O apóstolo advertiu aos coríntios para que eles não se associassem com aqueles que se diziam irmãos, mas estavam comprometidos com o pecado de avareza, idolatria, roubo, etc. Veja em 1Co 5.11:
11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

e) Litígio entre irmãos.
Uma das coisas absurdas que ocorriam dentro da igreja eram as disputas de interesses sociais entre os irmãos, onde muitas vezes um levava o outro a jure para resolver causas que poderiam se resolver com consenso entre as partes. Veja 1Co 6.5:
1 OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.


f) Dissenções na Santa Ceia.
Até mesmo na celebração da Santa Ceia, havia dissensões entre os irmãos. Uns comiam demais; outros ficavam com fome; e outros, até se embriagavam. Veja em 1Co 11.20-22:
20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
22 Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.


g) Desordem nos cultos.
Em Corinto havia desordem até mesmo durante o culto. Havia muitas profecias e línguas estranhas, sendo que, de maneira desordenada, causando confusão e nenhuma edificação. Por isso, o apóstolo escreve com o propósito de instrui-los acerca da administração dos dons espirituais. Veja em 1Co 14.27,28,31 e 40.
27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.


II - Quais as soluções apresentadas pelo apostolo Paulo para a igreja de corinto?

Não bastava criticar, assim pensou o apostolo Paulo quando escreveu esta carta, tinha que se buscar a solução para o problema que a igreja estava enfrentando, esse foi o objetivo central dessa carta de Paulo aos corintios.
a) Buscar a unidade Cristã.
Veja 1Co 1.10:
10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer

b) Exercitar a disciplina na igreja.
Veja 1Co 5.4-5:
4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

c) Não se associar aqueles que se diziam cristãos mais que eram idólatras.
Veja 1Co 5.11:
11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

d) Buscar resolver os problemas entre os irmãos na própria igreja.
Veja 1Co 6.5:
5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

e) Ensinou a correta celebração da ceia.
Veja 1Co 11.23-34:
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.


f) Ensinou como usar os dons espirituais.
Veja 1Co 14:
1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
26 Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
36 Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.


III -  De que forma a igreja de corinto poderia ser fervorosa e carnal ao mesmo tempo?

A cidade de corinto tinha muitas culturas diferenciadas, o que aconteceu aquele povo foi uma mistura dessas diversas culturas com as práticas cristãs, havendo assim uma total deturpação  da palavra de Deus, é como dizemos hoje em dia: "o mundo entrou na igreja". . .
French L. Arrington e Roger Stronstad. CPAD. I & II CORÍNTIOS. Stanley Horton. CPAD.
Era importante que a igreja entrasse em Corinto; mas não que Corinto entrasse na igreja. Assim como é muito belo ver o navio entrando de mar à dentro; mas um desastre quando o mar está entrando dentro do navio. 
Que esta lição sirva de alerta para todos nós, sobre o perigo de ser, ao mesmo tempo, fervoroso e carnal.

Conclusão:

O mais importante em toda essa história é que ela serve como referencia para os dias de hoje em que as pessoas muitas vezes ensiste em trazer o mundo para a igreja. Que venhamos aprender que para a igreja ser realmente espiritual ela tem que está ligada verdadeiramente ao compromisso de servir a Deus com interesa de coração, e não tentando arrumar remendos para aquilo que não precisa. O evagelho é completo não precisa de complementos, a obra está completa, basta servi a Deus e seguir os preceitos com sinceridade para alcançar a salvação. Outra lição que tiramos daqui é que não podemos abandonar as pessoas quando elas mais precisam de ajuda, para Paulo ele poderia ter deixado que este povo todo se perdece, mais essa não era a vontade de Deus, o que eles precisavam era de ensinamentos e isso foi dado a eles. Não será que está faltando ensinar mais para que nossos filhos e amigos sirvam ao Senhor verdadeiramente.

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