terça-feira, 10 de maio de 2011

Valores Perdidos

Texto base : Lucas 15:8-10
Titulo da Mensagem :  Valores Perdido Identidades mudadas.

Queridos Irmãos, o texto bíblico que acabamos de ler nos remete aos seguintes questionamentos, o primeiro questionamento, o que é uma dracma, dracma era a moeda mais antiga do mundo, a dracma também eram um conjunto dado pelo noiva a sua noiva que testificava que ela esta comprometida, quer seja moeda ou colar, a Dracma era da fato algo que tinha um valor especial, era algo que não se devia perder, era preciso zelo, atenção para com a Dracma,  fazendo uso deste texto ora lido eu quero falar com vocês sobre valores,  valores que nos esquecemos, valores que deixamos do lado, valores que perdemos dentro de casa, valores que perdemos dentro da igreja, valores que perdemos em meio a uma sociedade que sofre coma inversão de valores.
Estimados Deus tem chamado  a falar com a Igreja sobre dois importantes valores que temos perdido e sobre a forma de encontrá-los:
Valores Morais
Valores Espírituais.
Fazendo alusão de que a as Dracmas eram um presente dado a noiva, entendemos que o noivo ao encontrar a noiva, cobraria dela o uso do colar com as dez Dracmas, a falta da dracma acometeria a noiva de vergonha e desonra.
A Igreja tem perdido o valor moral, ao abrir mão de valores relacionados a família, educação, a igreja do senhor tem se demorado muito teorias mirabolantes, mais tem adado  com moral baixa, tem se prostituído, tem adulterado, fornicado, temos mudado nossas relações e o foco de nossas relações, Noiva de Cristo ela não pode se vestir feio dama da noite, cheirando a álcool como dizia uma velha canção, ela tem de estar de branco, imaculada, adornado, e preciso estar com o colar perfeito em seu pescoço, os valores morais relacionam a igreja com Cristo, assim como as Dracmas relacionava o noivo com a noiva.
Nossa liderança, nossa casa, nossa igreja precisa se espelhar em Cristo buscar se reencontrar com estes valores, nós não podemos ficarmos em pé enquanto nossos filhos, tem se dobrado diante dos prazeres do mundo,  enquanto a igreja tem se afastado de sua missão principal, enquanto a Igreja buscar para si recursos financeiros, foca sua cultura pelo lucro e não pela conversão de pessoas, são valores morais perdidos, a preservação de valores começam com modelos de valor a ser seguido, em  I Timóteo 4:12 , Paulo diz a Timóteo, ninguém despreze a tua mocidade, pelo contrario torna-te padrões dos fiéis na palavra, no procedimento no amor e na pureza.
Na viagem a Jerusalém um de nossos guias me confidenciou que tem pastores que chegam a lucrar ate usd 30.000 nestas viagens, ele oprimem a igreja, eles tosquiam as ovelhas fora do período, o guia me disse que ingressos de usd 20.00, são vendidos as ovelhas destes pastores por até 50.00, enquanto as  ovelhas boas e mansas são surrupiadas, estes viajam de graça em seus acordos e ainda lucram horrores, os valores se inverteram e quando os valores se invertem, as identidades se perdem e por isto, hoje temos visto muitos lobos conduzindo ovelhas, pairam seus olhares sobre a bilblia e leiam Mt 7:15, que diz assim: acautelai-vos dos falsos profetas que se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
De um, que chorava uma fugidinha com uma colega de trabalho, há ainda outros relatos de pessoas em outra igreja onde uma pessoa do louvor se envolveu com outra, e são muitos os casos, o mundo é assim mesmo, nas novelas isto e corriqueiro, mas na vida do crente não, não vida do líder, não!! Nós não podemos andar segundo nossa própria carne, mas segundo Cristo, não podemos  andar sobre nosso próprio querer mais segundo Cristo, não devemos viver segundo nossa vontade, mas segundo Cristo.
E talvez vocês se perguntem por que você prega estas coisas,  por que a noiva perdeu a sua Dracma dentro de sua própria casa, nós temos perdidos nossos valores dentro de nossa própria casa, dentro de nossa própria Igreja.

Segundo Valor que temos perdidos são valores espirituais:
Somos muitas das vezes chamados a nos envolver por uma nova unção, um novo mover, que somos tradicionais e como eu escuto isto, de que somos religiosos que devemos abrir mão de nossa tradição e de nossa religiosidade por um movimento mais novo, carismático e pentecostal.
Estes fatos são muito engraçados, as vezes, pois Cristo não nos convida a viver algo novo a cada dia, nem ficar experimentando coisas novas a cada dia.
Ele nos chama a vivermos uma vida nova e a andarmos em novidade de vida, coisas totalmente diferente,  temos de estar atentos a voz do senhor e não a profetas que fazem Eco por um novo pacto, não Existe outro pacto e outra aliança a nos a não ser o pactos e a aliança do sangue de Jesus Cristo, conforme diz Paulo a Coríntios esta é a nova aliança no seu sangue!
Amados, nem tudo que é novo e bom, nem todas as inovações que se querem trazer para igreja são boas, quando Jesus fala sobre vinho novo em odre velho, o que ele de fato quer dizer e que o vinho novo somente pode se posto em um odre novo, para que ambos possam curar juntos, e quanto mais o vinho envelhece no odre, mais valioso o vinho se torna, mais importante e significativo ele fica, aponto de que aquele odre não poderá resistir um outro  vinho!
Porém nós muitas das vezes em nome de coisas novas temos posto outros vinhos  em nossos odres.
Queridos vamos  nos ater à algumas coisas novas em algumas igrejas:
Casamento de homem x com homem, éh novo ? eh Bom ? condiz com a bíblia?
Casamento de mulher x com mulher, é bom? Condiz com a Biblia?
Aceitação do aborto, é novo? É bom?
O Show de divórcio, os crentes já se divorciam sem nenhum constrangimento, isto é  novo? È Bom?
Transformar o culto a Deus  em um verdadeiro Show é novo? Condiz com a bíblia?
De Tempos em tempos somos açoitados com novas, que não refletem a Igreja, e que no fim vai manchar nossa roupa de gala, vivemos o período das Maldições hereditárias, dos Dentes de Ouro, Prosperidade, Batalha Espiritual, e agora dos Espíritos, Deus agora, deixou de ser o  Senhor todo poderoso e alguns o tem chamado de Espírito de Vida, Espírito de Luz,  o Espírito de Vida e para combater o espírito de morte e o espírito de Luz, para combater o espírito de Trevas, tudo são coisas novas outras novas que ficaram velhas, mas tudo não é bom para igreja e esta em desagravo com a palavra de Deus.
A noiva de Cristo tem uma Identidade Santa,  que segue alguns padrões  de tradição e, que não devem ser perdidas ou mudadas! Jamais! Existe uma colar que nos identifica como noiva de cristo, quando andamos,falamos, no nosso dia a dia, as pessoas olham pra você e afirmam esta e a noiva de cristo.!
Dias destes tivemos uma peça em nossa Igreja, uma peça de Natal, e fiz algumas indagações a alguns amigos mais próximos, se eles haviam percebido que nesta peça Jesus estava bêbado, e para minha surpresa, ninguém havia se apercebido disto, novidades muitas das vezes nos cega e não nos permite ver o que de fato é! Novidades muitas vezes corrompem nossa capacidade de ver o que é certo,  Jesus bêbado foi uma grande novidade, mas não é bom para Igreja!
Se temos algo novo para passar para igreja e para mundo, e como cantamos no hino da mocidade presbiteriana, que diz assim: Somos jovens do mundo Velho a pregar novos ideais, o mesmo evangelho que pregavam os nossos pais!
Outra coisa nova de que não devemos  nos esquecer, são  da misericórdia do senhor, nova por que se renovar sobre nossa vida a cada manhã e somente por isto não somos consumidos!
Não podemos nos envolver em coisas novas, sem antes as analisarmos, a drácma também significava tradição, devemos ter o pleno conhecimento de que somos crentes em Jesus, Jesus não veio combater a religiosidade e nem descumprir as  leis, o que Jesus combatia nos fariseus eram sua hipocresia, por isto o mestre os chama de hipócritas, raça de víboras, e até mesmo de malditos, somos reformados, nossa fé se baseia unicamente em Cristo, nossa base de fé em Cristo estão nos Sola:
Sola Fide
Sola Gratia
Sola Scripitura
Solus Crhistus
Solo Deo gloria daí.
O que quero dizer com isto queridos, quando chegarem a você com um óleo ungido nos 7 montes rejeitem, por que, por que nossa Fe se baseia em Cristo,Somente nele, nos fomos criados por ele, amados por ele, salvos por ele, para vivermos com ele, todas as  coisas convergem para Ele, ele é o primogênito de Toda a Crição e nele todas as coisas foram reconciliadas, é tudo por causa dele, pra ele e por ele e com ele! Colossenses 1:15 em diante.
Se chegarem a você dizendo que você precisa de uma nova unção, qual a sua resposta, Sola Fide, por quanto  esta Escrito em:
 Romanos 1:17 –  visto que a justiça de Deus se revela de fé em fé, como esta escrito justo vivera pela Fé, Romanos 3:27 onde pois a Jactância? Foi de todo excluída, por que Lei? Das obras? Não, mas pela FE! Romanos 3:28 concluímos pois que o homem e justificado pela Fe. Romanos 3:30, visto que Deus é um só o qual justificara pela fé o circunciso e o incircunciso, Gálatas 2:16 somos justificados pela fé, Gálatas 2.:20 vivo pela fé no filho de Deus, Gl 3:26 somos filhos de Deus pela Fé, Efésios 2:8 pela Graça somos salvos pela fé, Hebreus 11:6 sem fé e impossível agradar a Deus!
 Se o irmão no azeite chegar perto de você e falar assim, rapaz, eu tenho uma revelação de Deus para você, e você reponde assim sola Scripitura: “se Alguém vos anunciar outro evangelho que não este que eu vos anuncio, seja maldito, mesmo que esta outra revelção vos seja dado por um anjo! Por que como também está escrito, que ainda que caia a flor e murche a erva, mas a palavra do senhor valerá para sempre, não há outra, somente a Bíblia, a revelação completa de Deus para nós, eh somente pela Escritura e Jesus é sua própria Palavra, João 1:1 No principio ele era o verbo, e o verbo era Deus e tudo o que foi feito foi feito por meio dele, Evangelho segundo João 8:32 e conhecereis a verdade e a verdade vos Libertara, João 14:6 eu sou o caminho a verdade e a vida, João 17:17 Santifica os na verdade, a tua Palavra é verdade.
Se alguém chegar perto de você e  perguntar qual o seu ídolo Evangélico, Qual monte você vai subir, qual rabino ungiu seu chofar etc ... e você  vai dizer assim Solo Deo Gloria Daí, :Houve o Israel, o Senhor Deus é o Único Deus, ou como disse da via no Salmo 121, Elevo me os olhos para o os montes, de onde me virá o socorro, Meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a Terra, não por monte, ou muro, não e profeta ou profetiza, mas e pelo Senhor,
Se alguém disser pra você assim,  se você não me por o seu melhor dentro deste saquitel que vou te entregar você vai estar fora da minha cobertura espiritual, você diz assim, sola a Gratia.
Por que pela Graça sois Salvos, Por que a amor de Cristo revelado em sua graça nos constrange, por que se cristo em sua graça nos amou sendo ainda pecadores, muito mais agora, amigos não, a salvação em cristo Jesus não se compra com saquitel, não existe cobertura espiritual se não a do próprio Deus que se revela no Espírito Santos através de sua Graça,  Romanos 3:24, fomos justificados pela Graça, Romanos 6:14 não estamos debaixo da Lei mas da Graça, romanos 11:4-5,  Que lhes disse porem a resposta Divina, reservei sete mil homens que não se dobraram a baal, assim pois também no tempo de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça, 2 Co, quando Paulo questionava a Deus, Deus responde a minha Graça te Basta, Ef 2:5-10, estando nos mortos em delitos e pecados, ele nos deu vida em cristo, pela graça sois salvos e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar no século vindouro a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus, por que pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vos é dom de Deus, não pela obra para que ninguém se glorie, pois somos feitura dele, criados em Cristo para as boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nela.
Os  Solas refletem valores espirituais que não devemos perder, que não podemos perder, mas que possivelmente perderemos se nos deixarmos levar pela novidade de movimentos carismáticos e de frouxidão moral e espiritual.
Conclusão:
Talvez esta mensagem tenha falado ao seu coração e você esteja se perguntando, tenho ao longo do tempo perdido meus valores morais e espirituais, como eu faço para recuperá-los?
Recuperar a dracma, demandaria trabalho, seria preciso arrastar os moveis  e ajoelhar para pegá-la, em 2 crônicas 7:14 diz assim, se o Meu povo que se chama pelo meu nome se arrepender de seus pecados, ajoelhar... Somente homens de joelhos e humilhados aos pés do Senhor conseguem recuperar seus valores morais e espirituais perdidos.
Segundo ponto da Conclusão:
E algo que tem de ser feito logo, pois  a noiva não sabe a hora que o noivo viria, mas sabia que era preciso estar com o colar completo, amados o noivo não pode sair na rua com uma noiva com o colar incompleto assim como Cristo não levara para contigo uma igreja sem valores morais e espirituais!
Talvez, você esteja agora falando que fui duro com vocês, ou que faço o jeito durão só pra contrariar, me fazer transparecer mais santo ou religioso, não, queridos é por que eu vos amo e quero no dia a dia poder demonstrar isto a você, e por que não quero ver você  ser humilhados, quando o noivo chegar, eu quero deixar registrado com vocês, que um  dia vocês foram libertos do diabo, que um dia ficaram livres de minhas pregações, mas vale ressaltar, que se um dia a Ira do Senhor recair sobre vocês, nunca houve e nem jamais haverá, quem pudesse ou poderá te livrar da Ira do Senhor, por isso endireitais as vossas veredas e sabeis que o dia do senhor vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário