sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Amor

Caracas, é dificil falar deste tema!

Queridos quero falar do amor, mas do amor de uma forma geral,  do amor de Deus, do amor de marido e mulher, do amor de pais e filhos e do amor por amigos!

Vamos começar pelo Amor Amigos:

Geralmente ele  brota pela identificação, de estarem no mesmo grupo de gostarem das mesmas coisas, nem sempre torcerem pro mesmo time, ou terem a mesma opinião, mas teem a certeza do respeito mutuo e assim o amor florece, e por isso que o sábio escritor biblico afirma, em todo tempo se ama um amigo e na angústia se faz um irmão, e isto é muito interessante, pois é comum ouvirmos nos dias de hoje, que eh quando estamos na pior, na m...  etc... é que conhecemos nosso amigo, porem o sábio da biblia diz o oposto, que o amigo ele é amado em todo tempo, mas quando vir os tempos dificeis, é que poderemos selecionar dentre os amigos quem podera caminhar consoco como irmão, pois a caminhos que somente podem ser trilhados por irmãos e não por amigos!

O amor de Marido e Mulher, engraçado como este amor esta baseado muito em prol da carna, do fisico, muito voltado ao Eros, pouco ao Fileos, quando vemos casais de namorados se atracando, beijando, vemos afagos e  cafunés, logo pensamos ou falamos, que casal apaixnado!! Mas paixão tem pouco haver com amor, sua origem é do grego Pathos, ou seja paixão esta relacionada a patologia, doença, falta de controle, neurose, paixão pode ser o amor destrutivo ou auto destrutivo, em Cristo nós temos a paixão de Cristo como autodestrutiva, ele a si mesmo se entregou para amor, e em  Romeu e Julieta a paixão destrutiva, entendo que aquilo que muitas vezes conhecemos como os 7 pecados capitais, nos também podemos conhecer como os 9estagios da paixao ou as 9 paixoes, sendo eles, ( 1- Ira, 2-Orgulho, 3- Vaidade, 4- Inveja, 5-Avareza, 6- Covardia, 7 gula, 8- Luxuria, 9- preguiça) quando um casamento é pautado por este fogo que arde sem doer segundo camões, ele corre o risco de um dia se apagar!! Contudo este amor não pode faltar em uma relação entre marido e mulher ele sempre estara presente el algum ponto, mas nunca deverá ser a essência deste casamento, o casamento devera estar pautando em um releacionamento pautando pelo Fileos, Agape, um amor que tem por obrigação ser pautando pela infinitude do sentimento, ou seja não deva se acabar nunca, e se um dia um homem ou uma mulheer chegar a conclusão de que não amam mais ao seu conjuje, é por que de fato eles nunca se amaram,  conforme diz outro sábio da biblia, o amor não arde em ciumes, não se ufana ... nao ....  e nunca se acaba!! Se voce ama seu marido ou sua esposa, lembre somente valera a pena e sera amor se for pra sempre!

Amor de pais e filhos, este é um dos mais sublimes pois este geralemente vem do projeto e da intensão de formar um ser para se amar, entende ser  este o que mais se aproxima do Amor de Deus, que criou para si um ser que pudesseo o amar, não obstante termos o relacionamento com Deus onde o chamamos de Pai! É um amor que voce planeja, produz, embala, ajuda a crescer e geralmente nao recebe nada em troca, é comum ouvirmos pais falando, mexe comigo, mas nunca com meus filhos!! É um amor que pode ser gerado em dores, apertos e que nas dificuldes um simples sorriso traz a esperanca, renova as força e faz brotar de novo a esperança, o amor de Pais e filho é o amor que nos leva a nunca desistir, assim como Deus nao desistiu de nós!

O Amor de Deus, nossa este então é imcompreensivel, se levarmos em conta que ele nos amou e nos fez filhos quando ainda eramos filhos das trevas, traduzir de forma melhor para você é como o Senhor da Fazenda que resolve aceitar o filho com a negra, o bastardo como era chamado e falar para ele assim, ei bastardinho  eu te amo e  toda minha fazenda agora é sua, voce tera total dominio sobre ela!! e mesmo que voce a afunde em dividas, eu vou resgata lo no final e t levar a outra fazenda! Outro sábio, diz que este é o amor que nos constrange, nos deixa meio sem jeito, este é o amor que nunca vamos ter a resposta certa para ele, e por isto Pedro foi questionado por três vezes se amava a Cristo, a melhor resposta de Pedro nos questionamentos foi "Tu o Sabes", certamente Cristo sabiam que Pedro além de não ama-lo da mesma forma, Pedro não tinha em si capacidade de reconhecer o amor de Cristo e de compreendelo, por isto Cristo responde a Pedro,quando indagado sobre que era ele Cristo,  Cristo responde a Pedro, muito bem o disseste, pois não fostes Carne ou sangue que o revelaste!! Somente pela revelação do próprio Deus é que poderemos entender um pouco deste amor, e somente quando estivermos transformados em glória e que poderemos devotar a Ele o mesmo amor!

Por isto devemos ansear por esta glorifiicação, para que então um dia possamos retribuir o amor da forma o qual recebemos, e assim conhermos a Deus da forma como o somos conhecidos por Ele.

Ta Ai ... como disse no começo, muito dificil escrever sobre isto! pois vemos que tudo aquilo que Camoes, confusio, buda e muitos outros escreveram e falaram sobre o amor, é mera superficialidade perto deste amor que nos contrange!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário